Curta-Metragem




FRAGMENTO DO ROTEIRO “PARA NOSSA MÃE”, FICÇÃO, 1min48s, 2011
IDÉIA E TEXTO: RAÍSA LUA
ROTEIRO E DIREÇÃO: CARLOS REIS


Assista o filme em:



..................................................................................................................................................................




TELA PRETA:

Aparece sendo escrito o TÍTULO.

TÍTULO: “Para Nossa Mãe”


SEQ. 01 – QUARTO DE RAÍSA LUA – INT. DIA

Música instrumental.

SEQUÊNCIA RÁPIDA DE IMAGENS: CAM passeia sobre materiais de papelaria. CLOSE sobre cartazes sendo confeccionados.




RAÍSA LUA (V.O.)
Será que existem palavras
que podem dizer o que é ser mãe?
  


CLOSE sobre a foto (em preto e branco) de RAÍSA LUA e sua mãe. RAÍSA LUA pega a foto e a observa.




RAÍSA LUA (V.O.)
Será que mãe é apenas ter um filho?
Apenas adotar uma criança?



ENQUADRAMENTO de RAÍSA LUA e ANA CLARA fazendo cartazes. BIG CLOSE: dedos usando cola glitter colorida: verde e amarela; os olhos de ANA CLARA; a cola glitter de cor verde e tampa amarela. TELA PRETA.






RAÍSA LUA (V.O.)
É torcer na copa
pelo nosso país?


ANA CLARA faz um cartaz com um espelho de parede ao fundo. Imagem de RAÍSA LUA aparece no espelho, pensativa, sentada na cama. Materiais de papelaria pelo chão. CAM enquadra ANA CLARA trabalhando no cartaz e RAÍSA LUA, pensativa, a observando.

CLOSE sobre RAÍSA LUA, pensativa.




RAÍSA LUA (V.O.)
Há muita coisa errada em nosso país.





TELA PRETA. FUSÃO.

FUSÃO: FLASHBACK: Imagens em preto e branco:

RAÍSA LUA e MÃE tomam um suco em uma lanchonete. ANA CLARA se aproxima de um freguês. ANA CLARA é uma menor pedinte. FREGUÊS lhe dá uma moeda. RAÍSA LUA e MÃE percebem ANA CLARA. TELA PRETA




RAÍSA LUA (V.O.)
Gente prejudicando outras pessoas
em nome do dinheiro. Prejudicando
tantas pessoas em nome da fama.



Um homem atravessa a cena. CAM se movimenta e enquadra ANA CLARA deitada sobre um lençol.




RAÍSA LUA (V.O.)
Gente fazendo da corrupção
seu estilo de vida.



PLANO MÉDIO: ANA CLARA deitada. Pé, parte da perna, parte do braço e mão de RAÍSA LUA invade o enquadramento. RAÍSA LUA pega na mão de ANA CLARA. A levanta do chão.

Volta o CLOSE sobre RAÍSA LUA, pensativa.


...................................................................................................................................................






FRAGMENTO DO ROTEIRO “ANJO”, FICÇÃO, 6min33s, 2009
ROTEIRO E DIREÇÃO: CARLOS REIS



................................................................................................................................................................

TELA PRETA / CRÉDITOS INICIAIS:

Logomarcas / ANJO / um filme de Carlos Reis


SEQ. 01 – PONTE (EM OBRAS) – EXT. DIA

Ruídos fortes de trânsito.

PLANO GERAL: Carros e motos em movimento. CORTE para um operário trabalhando na ampliação de uma ponte. Carros e motos atravessam a ponte. Um senhor na bicicleta segue paralelo ao resto do trânsito. CAM se movimenta e mostra o operário trabalhando.

CORTE para pessoas que atravessam a ponte. Lê-se numa placa: TRÂNSITO IMPEDIDO. Próximos à placa, SENHORA IDOSA e seu FILHO. SENHORA IDOSA mostra a FILHO algo além da ponte. Trânsito imenso: caminhões, carros, motos, pessoas. SENHORA IDOSO e FILHO na ponte.


SEQ. 02 – CASA DO SENHOR IDOSO – EXT. DIA

PLANO GERAL: Casa do SENHOR IDOSO. CORTE para PG em NETA. NETA, deitada na varanda, faz um exercício escolar no caderno. Ao fundo se vê SENHOR IDOSO mexendo em um pé de boldo. CLOSE sobre NETA. Um COELHO DE PELÚCIA AZUL ao lado dela. Volta a imagem anterior.

CLOSE: mãos do SENHOR IDOSO sobre folhas de boldo. CAM enquadra SENHOR IDOSO com NETA ao fundo, fazendo exercício no caderno. CLOSE: SENHOR IDOSO mexendo no pé de boldo. NETA com SENHOR IDOSO ao fundo. SENHOR IDOSO deixa o pé de boldo e passa a cuidar de outras plantas.


SEQ. 03 – CASA DO SENHOR IDOSO – EXT. DIA

PLANO GERAL: Casa do SENHOR IDOSO. SENHORA IDOSO e FILHO invadem o enquadramento, da esquerda para a direita. Se aproximam do portão da casa.

NETA fazendo o exercício no caderno, com SENHORA IDOSA e FILHO se aproximando do portão. FILHO bate palmas. CLOSE sobre NETA, levantando a cabeça atentando-se ao bater de palmas.


FILHO
Seu avô está, menina?

NETA levanta-se. Corre para os fundos da casa, ao encontro do SENHOR IDOSO.

NETA
Vô! Vô! Tem gente!
Vô! Vô! Tem gente!
Tem gente! Vô! Vô! Tem gente!



...............................................................










A PONTE

(tratamento do roteiro “A PONTE”)
(inédito, e com fome de realização)



Imagens INTENSAS do trânsito sobre a PONTE do Rio Machado, em dois horários de pico: final da tarde (sequência 1) e hora do almoço (sequência 2). Sonoplastia: SOM DIRETO do trânsito sobre a ponte.

Na sequência 2, imagem capta uma CARROÇA de um produtor rural entre os carros. Aos poucos, CARROÇA ganha destaque na imagem, até sobrepor-se sobre o trânsito em si. Sonoplastia: SOM DIRETO do trânsito sobre a ponte.

Ao término do atravessar a PONTE, CLOSE no rosto do CARROCEIRO. Sonoplastia: som do trânsito diminui consideravelmente. CARROCEIRO assobia uma leve canção. (pode ser estilo new wave ou um country cadenciado). Sonoplastia: SOM DIRETO: assobio do carroceiro.

Ao atravessar a ponte, CARROÇA segue tranquila pela Av. Transcontinental, misturando-se ao trânsito. Sonoplastia: som do assobio, substituído, aos poucos, pelo som-cd (a mesma música).

     Créditos



......................................... (junho/2012) ........
............................................. (Ji-Paraná/RO)...





NOTURNO

(Roteiro de CARLOS REIS)


FADE IN:


SEQ. 01 – EXT. RUAS DE JI-PARANÁ - NOITE

Logomarcas. SOM: batidão. IMAGEM desce do céu noturno de Ji-Paraná, onde se capta uma lua cheia, e enquadra grupos de jovens bebendo, fumando e curtindo batidão. No plano inferior direito aparece o letreiro: “apresentam”. CAM passeia entre os jovens, dando um toque documental ao curta.

CORTE P/:
            Sequência de CLOSES: ELE se arruma para sair. Anda o tempo todo. Veste a calça, coloca o cinto. Veste a camiseta. Coloca a meia e o sapato. Coloca perfume. Pára diante do espelho. CAM não revela seu rosto.

CORTE P/:
            Volta a cena anterior: CAM passeia entre os jovens...

CORTE P/:
            Sequência de CLOSES: ELA se arruma para sair. Diversos vestidos e algumas calcinhas sobre a cama. Ela escolhe uma calcinha. Depois, um vestido. Em frente a um espelho, se veste. Escolhe outro vestido. Veste. Calça um sapato de salto alto. Pega, na penteadeira, uma escova de cabelo. Na penteadeira há perfumes, maquiagem e similares. CAM não revela seu rosto.

CORTE P/:
            CLOSE sobre uma porta fechada, destacando a fechadura. A porta se abre. ELE sai pela porta. A tranca e sai do enquadramento. CLOSE da chave da porta (molho de chave) na mão de ELE. Aparece sobre a imagem o letreiro: “a chave de tua porta te abre a noite”.

CORTE P/:
            PLANO ABERTO: ELA já trancou a porta e se dirige ao portão. Portão aberto, ela pára entre o portão e a rua. Observa a noite. CAM passeia como se fosse o olhar de ELA. CAM capta de dentro de casa ELA parada no portão. Sobre a imagem o letreiro: “divides teu corpo parada desse jeito no portão”. CLOSE dos pés de ELA. Sobre a imagem o letreiro: “ou não sabes que portão é limite territorial entre casa e bar?”. ELA começa a andar. Tranca o portão. Ganha a rua.

CORTE P/:
            CAM passeia entre os jovens do início da SEQ. 01.


 SEQ. 02 – EXT. PIZZARIA – ESPAÇO ABERTO – NOITE

Sequências de PLANOS FECHADOS. Sonoplastia: SOM de TV. ELE toma um chope. Termina. O GARÇON traz mais um. ELE toma o chope. Sobre a imagem o letreiro: “há um eco acuado em penhasco...”. Levanta-se. CLOSE: sobre a mesa: um copo de chope, vazio; uma porção de batata frita (restaram algumas); a caderneta da conta trazida pelo GARÇON, e fragmentos de algumas cédulas saindo da caderneta da conta. Sobre a imagem o letreiro: “...espera da aurora desferidos sonhos”.


SEQ. 03 – INT. CHOPERIA – BANHEIRO – NOITE.

SOM ambiente. ELA, de frente ao espelho, retoca o batom. Sobre a imagem o letreiro: “busco teu perfil em meu leito”. Ajeita os cabelos. Sente-se sensual, bonita. Sai.


SEQ. 04 – EXT. CHOPERIA – ESPAÇO ABERTO – NOITE.

SOM ambiente. ELE e ELA estão na mesma CHOPERIA, em mesas diferentes. Observam-se. CAM capta vários planos. ELA mexe nos cabelos, acentuando sua sensualidade. ELE pega um guardanapo e uma caneta. ESCREVE. Sobre a imagem do escrevendo, o letreiro: “não me olhe assim / irresponsavelmente linda / pois a noite é ávida / por aventuras / de asas carentes”.

CORTE P/:
            PLANOS GERAIS: Grupos de jovens bebendo, fumando e curtindo batidão.


SEQ. 05 – EXT. CHOPERIA – RUA - PRÉDIO PÚBLICO – NOITE.

SOM: Clássico: Noturno. DIVERSOS PLANOS: ELA se levanta e ganha as ruas. ELE, um pouco depois, também se levanta e a segue. Os passos de ELE são mais acelerados, até alcançá-la. LETREIRO: “noite e bar: aves noturnas / o cio: fusão de aves”. PLANO MÉDIO: ELE a alcança. Tranquilos, se beijam longamente. CAM capta o beijo de vários ângulos: à distância, em close, roçando a pele... Sem interromper a cena do beijo, percebe-se que eles estão em outro local. CAM passeia dos pés à cabeça de ELE e ELA se beijando. Nesta última sequência aparece o letreiro: “invadi território alheio / violei um pacto / brindei um prazer”.


SEQ. 06 – INT. QUARTO DE HOTEL – AMANHECER

Na cama, ELE e ELA dormindo nus, encobertos parcialmente pelos lençóis.  CAM se desloca da imagem do casal, para a paisagem da janela aberta. Da janela do alto andar, se vê a cidade amanhecendo. IMAGEM capta o céu matinal de Ji-Paraná. SOM: batidão. Créditos Finais: “NOTURNO / Um filme de Carlos Reis / (elenco) / (ficha técnica) / (agradecimentos) / (local e data)”


FADE OUT


FIM


 ......................................... (junho/2012) ........
............................................. (Ji-Paraná/RO)...
.... (a partir do original "Jasmim", de 2005) .................




Nenhum comentário:

Postar um comentário